Você sabe nadar???
"Alguém que não saiba nadar corre perigo entrando num lago de profundidade média de 30 centímetros? Quem tiver dito que sim acertou. Porque um lago que tenha 90% de seu leito com profundidade de 10 cm e os outros 10% com profundidade de 2,1 m se enquadra na média de 30 cm ; porém se a pessoa que não sabe nadar for jogada nos 10% de maior fundura certamente morrerá afogada. Numa população onde, na média, cada indivíduo consuma 800 calorias diárias, qual a chance de todos sobreviverem? É arriscado afirmar que todos sobreviverão, porque pode ser o caso de termos a metade do nosso universo consumindo 1.600 calorias e a outra metade passando fome..."
Achei esse dado um tanto expressivo e muito importante, parte do pressuposto que gostaria de chegar. Você sabe nadar? pra mim nadar deveria ser igual a andar de bicicleta, todo mundo deveria tentar um dia e nunca mais se esquecer. Estudos revelam que mais da metade das pessoas no Brasil não sabem nadar. A questão da geografia ajuda neste dado, os estados do norte e nordeste onde a incidência de rios, mares, riachos e etc. é maior, a % é menor de pessoas que não sabem nadar, enquanto que nos os estados do sul, sudeste e centro-oeste, onde a incidência de rios, mares, riachos e etc. é menor, a % aumenta de pessoas que não sabem nadar.
No estudo também encontrei o fator medo, a chamada "Hidrofobia" medo de água, um medo que se inicia na infância, e em alguns casos por traumas vividos durante a mesma ou até mesmo na vida adulta. Geralmente, é também na infância que se começa aquela fase "casção",ou seja, água nem de longe. Acredito que nesta fase os pais, deveriam incentivar as crianças gostar de água e possivelmente depois ensiná-los de alguma forma a nadar ou matriculá-los em centros esportivos ou academias, com profissionais devidamente qualificados. Considero o fato de saber nadar, como uma forma de sobrevivência em alguns casos de extremo perigo. Hoje em dia, quanto mais se coloca a criança para a prática da natação, mais ela se relaciona bem com água, e desenvolve habilidades como: agilidade, coordenação, trabalha o cognitivo, além de contribuir para a melhora de algumas doenças respiratórias, caso a criança tenha e etc...
Nadar faz bem, trabalha praticamente todos os músculos do corpo, desenvolve no crescimento. E aquela história de que nas mulheres os ombros ficam largos, isso é do passado. São infinitas as vantagens que se tem ao nadar, então procure você que não sabe, aprenda. Você não vai se arrepender, e se você já sabe, pratique sempre.
Fontes de pesquisa: Donato Cardoso dos Reis - Artigo -Setor Reciclagem. E http://msn.minhavida.com.br/.
0 comentários:
Postar um comentário