Páginas

Vamos Caminhar!!!




      Caminhar é uma atividade aeróbica (utiliza uma quantidade significativamente maior de oxigênio), caracterizada por trabalhar grandes grupamentos musculares, por um período longo de tempo com intensidade de média para baixa, a variação da freqüência cardíaca deve ser a menor possível, para assim, atingir um estado de equilíbrio entre a produção de energia e o consumo de oxigênio, “steady-state” (Estado de repouso). (Stegemann, 1981), Com isso, a produção de ácido lático (que leva á fadiga muscular e posteriormente á dor) é pouco significativa.
         Não bastar fazer o simples ato de caminhar, temos que tomar algumas medidas antes de executar a mesma, como por exemplo, consultar um médico para fazer exames precisos sobre sua saúde, procurar  um profissional de Educação Física habilitado para lhe indicar o programa, comprar um tênis adequado para o tipo de caminhada e corrida, usar roupas leves e adequadas, executar um alongamento de aquecimento antes de sair de casa para o local, cuidar da postura enquanto estiver caminhando ou correndo, não se esqueça da respiração, sempre respeitando os intervalos, evite conversar. Concentração é tudo, pensar em coisas boas, facilita ainda mais em seu objetivo. Ao término, fazer um relaxamento como, por exemplo, respirar bem fundo e soltar devagar.
        Nós Amapaenses, contamos com uma aliada muito importante, a nossa orla é um lugar super incentivador, pois todos ali têm como objetivo cuidar da saúde, o vento que contribui muito com as nossas trocas gasosas durante o percurso, além de ser um lugar super “bonito”.
Orla de Macapá
Existe o melhor horário?
         Não a uma regra quanto a isso, o que existe é a preferência e a disponibilidade de cada um. A sensação de bem-estar proporcionada pela liberação de endorfinas durante o exercício. Especialistas argumentam que, ao final do dia (Depois das 18:00hrs), os músculos e articulações estão mais preparados para suportar o esforço físico, permitindo melhor rendimento.

Mova-se! O mundo espera você fazer acontecer. 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

O Poder da Respiração!


Está nervoso(a), cansado(a), estressado(a), ou até mesmo doente? Vejamos o quão é poderoso o trabalho que pode ser feito através da respiração para torná-la cada vez mais em sua aliada.
Respiração para Acalmar “Ujjayi”
       Esta respiração ajuda a acalmar a mente e o corpo quando nos sentimos muito cansados ou impacientes.
       Iniciar o exercício respiratório na posição sentado ou em pé, com os pés afastados na distância existente entre os ombros e os braços soltos lateralmente. Depois, inspirar profundamente, tentando levar o ar não somente aos pulmões como também na direção ao estômago. Ao expirar, deve-se apertar ligeiramente os músculos da garganta para emitir um som parecido com um ronco, enquanto diz “jaaaaa”, até esvaziar totalmente. Uma vez adquirida essa prática, pode expirar pelo nariz, fazendo o mesmo som seco e rouco. Depois, tentar inspirar e expirar, enquanto ajusta a garganta.
        Este exercício ajuda esfriar a garganta, estabilizar o sistema cardiorrespiratório, reduz o desgaste de sua fisiologia e desacelera o envelhecimento.
Respiração Energética
       Iniciar o exercício de pé, com os pés ligeiramente separados. Inspirar pelo nariz durante 4 segundos até sentir os pulmões totalmente dilatados. Posteriormente, ao expirar, expulsar rapidamente o ar pela boca fazendo um som de assobio ou de sussurro, enquanto deixa cair o tronco em direção ao solo. Quando estiver completamente relaxado, começar a se levantar lentamente, enquanto inspira contando até oito. Uma vez de pé, soltar o ar e iniciar novamente o exercício. No momento em que se exala com força, descarrega a tensão anímica e muscular.
Respiração Relaxante
       Esse exercício é muito bom antes de iniciar técnicas de meditação ou relaxamento, clareia e acalma a mente. Pode ser feito em pé, sentado ou deitado. Iniciar com uma inalação em quatro tempos, segurar quatro tempos, expirar em quatro tempos e esperar quatro tempos. Tudo de forma pausada e lenta. Quanto mais se pratica esse exercício, mais aumenta a capacidade pulmonar, e a respiração pode ser realizada em oito ou mais tempos.
Outros Benefícios:
- A respiração favorece a secreção dos hormônios vitais em todo o nosso sistema endócrino, ao estimular o nervo pneumogástrico, e proporciona uma massagem direta nas glândulas do abdome e do sacro.
- Com a estimulação do nervo pneumogástrico, melhora a digestão, o metabolismo e a eliminação de toxinas;
- Melhora a percepção, o pensamento e a memória;
- Ajuda a ter um sono mais relaxante e interrupto;
- Aclama as emoções e restaura o equilíbrio;
-Fortalece, estende e tonifica o diafragma.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

IAC - Novo Método para se Calcular a Gordura Corporal



O Índice de Adiposidade Corporal (IAC) revela o que não aparece no antigo Índice de Massa Corporal (IMC).

       Pesquisadores da universidade americana da Califórnia criaram um novo método para medir a quantidade de gordura no corpo. Por essa nova medição, o peso certo ou errado de cada um está diretamente relacionado ao tamanho dos quadris. Um novo índice para medir uma velha questão: estou com o peso certo?
     O IMC que é o sistema mais antigo mede o índice de massa corporal relacionando o peso e a altura. O IMC só mostra o volume à pessoa, o quanto de massa tem distribuída. Já o IAC diferencia a massa gorda do restante do tecido, que seria a massa magra.
     O IAC é mais um índice utilizado na luta contra a balança, mas ele não substitui exames que vão dizer com precisão quais os índices de gordura corporal da pessoa. Porém, recomendo passar por uma avaliação mais abrangente, com avaliação clinica. Nenhum deles dá uma situação definitiva.
- Aprenda a calcular o IAC:

Circunferência do Quadril / (Altura X Raiz da Altura) – 18

Ex: 95/ (1.70 x 1.30) – 18
      95/ 2.21 – 18
      42.9 – 18
24.9. (Mulher) – Adiposidade Normal

- Tabela para se consultar resultados
Homem
De 8 a 20 – Adiposidade normal
De 21 a 25 – Sobrepeso
Acima de 25 – Obesidade

Mulher
De 21 a 32 – Adiposidade normal
De 33 a 38 – Sobrepeso
Acima de 38 – Obesidade

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

Curiosidades sobre Nutrição e Atividade Física


      
    Muitos me questionam sobre o que fazer, como proceder na alimentação, enquanto estiver num programa de musculação ou qualquer atividade física, seja pra ganhar massa ou emagrecer. Aqui vão alguns esclarecimentos. A receita para ganhar massa magra (músculos) é comer adequadamente:
·         Proteínas, pois fazem aumentar a produção do hormônio de crescimento (GH);
·         Gordura, pois aumenta a produção da testosterona, que aumenta a massa muscular;
·         Carboidratos, que aumentam a liberação de insulina que auxilia o aumento da massa magra.
      O aumento dos músculos ocorre por diversos motivos: hipertrofia (aumento do volume da fibra pelas proteínas, tecido conjuntivo), hiperplasia (apesar de ainda em estudos, muitos acreditam que também exista aumento no número de fibras), hidratação (aumento da água no músculo). Quando aumentados a massa muscular, passamos a gastar mais calorias em repouso, isto é, no metabolismo basal (é a quantidade calórica ou energética que o corpo utiliza). Como esse responsável por 70% do gasto calórico diário, se aumentarmos nossos músculos, passaremos a gastar mais gordura e emagrecer. Os outros 30% envolvem o processo de digestão e exercícios que fazemos diariamente.
      A gordura das vísceras é a primeira a ser usada como fonte de energia. A gordura cutânea é utilizada depois. Nas mulheres a gordura das coxas é a que demora mais para ser utilizada como fonte de energia. Nos homens, a que demora mais é a da barriga. 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

Reflexão: Olhe para os lados e seja Solidário.



Procure ser solidário, não olhar para seu próprio umbigo...
Ser paciente, comunicativo, pois quem não se comunica se trumbica...
Ser amável, ser amigo nas horas boas e principalmente nas difíceis...
Hoje, você pode ter tudo mais ao mesmo tempo nada...
Como em cada corpo existe vários membros...cuide deles...
Corra atrás de seus sonhos, inove, invente, sinta-se capaz...
Mas nunca se esqueça faça isso em conjunto, onde todos possam contemplar a sua vitória!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

Alongue-se!



Ao acordar a primeira coisa que fazemos depois que abrimos os olhos é claro, é se espreguiçar, se esticar, que por sinal também é uma forma de se alongar, ato esse que acompanha várias e várias gerações em todo mundo.
 Encontram-se muitas divergências sobre o alongamento, alguns colegas acreditam não surtir efeito nenhum se alongar e que pode até prejudicar causando lesões musculares. Eu sou totalmente favor de um alongamento de aquecimento antes dos exercícios e de um relaxante após as atividades, o que de fato acredito ser errado e todo mundo costuma cair no mesmo erro é se alongar e logo ir em seguida à prática da atividadeEntão, pra você que pratica qualquer tipo de Atividade Física, alongue-se com conhecimento, o recomendável é até 2 horas de antes e ao término do programa, mas não possuí problemas 30 min. antes e depois.
         Abaixo, veremos dois dos vários tipos de alongamentos que englobam mais ainda o nosso conhecimento sobre o assunto:
- Existem diferentes tipos de alongamentos: passivos, ativos e etc.:
 Para pessoas que não têm ainda uma prática habitual de atividades físicas, é recomendado sempre o alongamento passivo, em que não existe movimento, isto é, procura-se alongar o músculo até o ponto “máximo” (sem dor intensa, pois não é “tortura”) e segura-se por aproximadamente de 10 a 15 “segundos”, sem necessidade de prender a respiração e também lembrando de manter uma postura correta, principalmente da coluna vertebral.         
            Alongamento ativo é aquele praticado com insistência, isto é, a pessoa fica fazendo várias vezes o mesmo movimento por alguns “minutos”, tentando sempre se alongar o máximo possível. Não é o mais indicado, mesmo para atletas, pois força a musculatura, causando micro lesões, que mais tarde, podem gerar uma lesão maior ao músculo. Uma dica: sempre use os “segundos” e não os “minutos” para se alongar. E Não esqueça procure sempre o auxílio de um profissional devidamente preparado para fornecer o acompanhamento. 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

Mitos e Verdades do Exercício


          Existem muitos mitos e verdades a serem esclarecidos sobre o Exercício Físico, aqui estão alguns deles:
-Usar sacos plásticos e outros tecidos no corpo para perder peso...
           Esses materiais fazem o corpo superaquecer, perdendo líquidos em excesso, tirando os sais minerais úteis para o corpo: não deixam o suor evaporar, o que faria o corpo esfriar; a água que se perde não representa calorias perdidas.
-Quem faz musculação e pára, irá engordar...
           A musculação provoca hipertrofia muscular (crescimento do volume das fibras), pelo aumento das proteínas nas fibras, tecido conjuntivo e água. Se deixam de ser usadas, as proteínas serão retiradas e o volume do músculo irá diminuir (perdendo peso). Quando temos muita massa magra (músculos), gastamos bastante gordura pelo aumento do metabolismo basal e, se perdemos músculos, podemos gastar menos gordura e, assim, acumular mais. O acúmulo de gordura também pode ocorrer, pois durante o treinamento, costuma-se comer melhor para suprir as energias perdidas e, quando se pára, deve-se diminuir a quantidade de alimento, pois não irá gastar mais tanta energia, podendo daí começar a acumular em forma de gordura.
-A água gelada é absorvida mais rapidamente do que água em temperatura ambiente...
         O estômago absorve mais rápido a água gelada, o que é bom para reidratar mais rápido nosso corpo.
-Não se deve beber durante os exercícios...
          Devemos sempre beber líquidos, pois eles hidratam e ajudam na regulação térmica do corpo. Devemos apenas ter o cuidado da não ingerir quantidades grandes, pois podem gerar desconforto no estômago; mas pequenas quantidades são até obrigatórias em competições como minimaratonas e outras provas de longa duração. Bebidas com açúcar demoram mais para serem absorvidas pelo corpo e também liberam insulina no corpo, que atrapalha a utilização do carboidrato como fonte energética, que reduziria em que conseguiríamos fazer o exercício.
-Comer e entrar logo depois na água faz mal...
         Quando comemos, grande parte do sangue vai para a região abdominal para realizar a digestão. O exercício necessita de sangue nos músculos e, por isso, não há sangue suficiente para as duas atividades, causando o que chamamos de “congestão”. Se, por exemplo, ficarmos apenas parados dentro da água, sem nos exercitar, não teremos problemas. Mas o ideal após as refeições é descansar, deixando a digestão “livre”.
- Natação é o melhor esporte...Andar é melhor que correr...
         O melhor esporte é aquele que a pessoa gosta e tem prazer em praticar. Existem esportes que trabalham melhor o corpo do que outros, como, por exemplo, a natação que é ótima o sistema respiratório, para os braços, tronco e etc., mas trabalha pouco as pernas, como uma corrida ou ciclismo. Tudo tem “prós” e “contras”. Andar é ótimo, mas se a pessoa tem condições de correr, os efeitos benéficos do exercício serão mais rápidos. Quem inicia um treinamento pode começar andando e progressivamente vai incluindo pequenos percursos de corrida lenta, fazendo um treino intervalado entre corrida lenta e caminhada.
- Esporte é saúde...
         Nem sempre. Se fizermos em exagero, de forma inadequada, pode causar lesões musculares nas articulações, vícios posturais, deficiências nutricionais, problemas orgânicos etc. Procure sempre um médico para um check-up e professores de Educação Física para orientá-lo nos exercícios e no planejamento de um programa. 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

Agora viramos Gremlins??

Até que somos Bonitinhos!
             Semana passada, deparei-me com um pequeno comentário indireto de um professor de uma referida matéria sobre a formação de muitos profissionais de Educação Física no Estado, e que nós “parecíamos Gremlins”, fazendo uma referência sobre os bichinhos do filme dos anos 90, que quando despejava-se “água” nos mesmos eles se proliferavam.
        Diante deste “grande comentário” do referido, disse que se formos ligar para o quantitativo, estaríamos encurralados já que nosso estado infelizmente não possui um mercado de trabalho amplo, digo isso no âmbito geral. E o que de fato deveríamos enfatizar era lado qualitativo, que diferencia muito em vários sentidos. O profissional precisa mostrar a que veio. A capacidade de fazer acontecer são para poucos. E cursos são para serem cursados.
       Gostaria também de enfatizar, que infelizmente o “passado” é que nos condena hoje, nós profissionais engajados com a responsabilidade de perpassar o conteúdo limpo, comprometidos com a educação de forma igualitária, sofremos com a discriminação referente a “alguns” professores de Educação Física do passado, quer dizer que por um paga todos?.
       Não. A diferença faz a diferença, e com certeza geram-se muitos frutos disso, tanto para a escola que a aquele profissional atua, quanto para o aluno, o interesse maior.  Hoje, a Educação de modo geral e as leis valorizaram de fato a nossa profissão, ela mudou na escola se tornando mais densa. E gosto dessa mudança, porém, não temos ainda a infra-estrutura suficiente para essa mudança, o que dificulta às vezes. E não esquecendo a Educação Física é uma matéria assim como qualquer outra. 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

21 de Março. Dia Internacional do Síndrome de Down.

        A Síndrome de Down ou Trissomia do Cromossoma 21 é um Distúrbio Genético Causado pela presença de um Cromossomo 21 extra total ou parcialmente.  Por isso, recebem essa denominação de Excepcionais = Extra. Recebe o nome em homenagem a John Langdon Down, médico britânico que descreveu a síndrome em 1862. 
        Tive a oportunidade de conhecê-los durante os três anos de faculdade, conheci de certa forma o mundo em que eles vivem por completo e me apaixonei pela maneira com que os mesmos externam e te enxergam, como verdadeiros super-heróis capazes de transformar ainda mais o mundo ao qual eles pertencem.
       Mas que mundo é esse? Um mundo particular e extraordinário, onde eles se doam por completo, e mostram quão o mesmo pode ser compreendido  facilmente, basta querer mergulharmos nos sentidos aflorados que cada um tem. A Educação Física atua no desenvolvimento desses “sentidos”, aprimorando-os ainda mais.
       Acredito que, em cada um deles existe um potencial muito grande, capaz de inseri-los no ensino regular estadual, de entrarem no mercado de trabalho, uma realidade e formar grandes famílias felizes. A Síndrome de Down é um evento genético natural e universal, estando presente em todas as raças e classes sociais.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

A Paixão pela Educação Física: Como Tudo Começou.



        Tudo começou em uma época não muito boa da minha vida, estava um tanto desinteressada por estudos, talvez desiludida. Mas, tinha uma aliada muito forte ao meu lado que nunca me desamparou, minha vózinha. Que como sempre, foi uma grande incentivadora de muitos feitos da nossa família, ela por sua vez tinha um sonho de ser uma "Professora de Educação Física" e projetou este sonho em mim, me convenceu á fazer o vestibular para o curso.


Minha Grande Incentivadora
         Meio que contragosto tentei e passei em 2007, lembro-me que no primeiro dia de aula um professor diante das apresentações perguntou a mim por que eu havia escolhido o referido curso? Respondi: "Que estava ali por livre e espontânea pressão familiar, que não me via sendo uma professora de Ed. Física", porém, o curso começou a me dominar de tal maneira que me surpreendi, comecei a me interessar pela Ed. Física Adaptada, pois gosto muito de trabalhar com os PDE's (Portadores de Necessidades Especiais).

        No mesmo ano que fiz essa grande descoberta na minha vida, passei por uma grande aprovação, minha grande incentivadora acabará de descobrir uma doença que iria levá-la, antes que isso fosse se concluir ela me mostrou algo que talvez não pudesse ter visto antes, mostrou que um dia ela não estaria mais aqui e, portanto, deveria ter algo em que me apegasse, estruturasse e amasse. Ela sempre dizia: "O melhor marido da mulher é o emprego".
         E assim, ela partiu deixando suas várias lições e eu continuei firme e forte diante dos meus sonhos, formei-me e sei que lá de cima ela está acompanhando toda essa trajetória.
         Hoje a Educação Física é além de ser meu meio de sobrevivência, é a minha paixão. Sou ainda do contrato administrativo do estado dou aula no município de Santana-Ap, e também, sou professora na rede privada em Macapá-Ap. Além do trabalho, estou envolvida em varias ações pessoais, pois nunca se para de estudar, sempre buscando ir além, minha meta hoje passar no concurso garantindo minha efetividade no estado e passar no meu mestrado e logo em seguida doutorado. Costumo dizer á todos os meus alunos, que não quero ser apenas mais "uma" Professora e sim "a" Professora de Educação Física, não por pretencionismo, mas por missão.
Um Amor que Cresce a cada Dia

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments