Mitos e Verdades do Exercício
Existem muitos mitos e verdades a serem esclarecidos sobre o Exercício Físico, aqui estão alguns deles:
-Usar sacos plásticos e outros tecidos no corpo para perder peso...
Esses materiais fazem o corpo superaquecer, perdendo líquidos em excesso, tirando os sais minerais úteis para o corpo: não deixam o suor evaporar, o que faria o corpo esfriar; a água que se perde não representa calorias perdidas.
-Quem faz musculação e pára, irá engordar...
A musculação provoca hipertrofia muscular (crescimento do volume das fibras), pelo aumento das proteínas nas fibras, tecido conjuntivo e água. Se deixam de ser usadas, as proteínas serão retiradas e o volume do músculo irá diminuir (perdendo peso). Quando temos muita massa magra (músculos), gastamos bastante gordura pelo aumento do metabolismo basal e, se perdemos músculos, podemos gastar menos gordura e, assim, acumular mais. O acúmulo de gordura também pode ocorrer, pois durante o treinamento, costuma-se comer melhor para suprir as energias perdidas e, quando se pára, deve-se diminuir a quantidade de alimento, pois não irá gastar mais tanta energia, podendo daí começar a acumular em forma de gordura.
-A água gelada é absorvida mais rapidamente do que água em temperatura ambiente...
O estômago absorve mais rápido a água gelada, o que é bom para reidratar mais rápido nosso corpo.
-Não se deve beber durante os exercícios...
Devemos sempre beber líquidos, pois eles hidratam e ajudam na regulação térmica do corpo. Devemos apenas ter o cuidado da não ingerir quantidades grandes, pois podem gerar desconforto no estômago; mas pequenas quantidades são até obrigatórias em competições como minimaratonas e outras provas de longa duração. Bebidas com açúcar demoram mais para serem absorvidas pelo corpo e também liberam insulina no corpo, que atrapalha a utilização do carboidrato como fonte energética, que reduziria em que conseguiríamos fazer o exercício.
-Comer e entrar logo depois na água faz mal...
Quando comemos, grande parte do sangue vai para a região abdominal para realizar a digestão. O exercício necessita de sangue nos músculos e, por isso, não há sangue suficiente para as duas atividades, causando o que chamamos de “congestão”. Se, por exemplo, ficarmos apenas parados dentro da água, sem nos exercitar, não teremos problemas. Mas o ideal após as refeições é descansar, deixando a digestão “livre”.
- Natação é o melhor esporte...Andar é melhor que correr...
O melhor esporte é aquele que a pessoa gosta e tem prazer em praticar. Existem esportes que trabalham melhor o corpo do que outros, como, por exemplo, a natação que é ótima o sistema respiratório, para os braços, tronco e etc., mas trabalha pouco as pernas, como uma corrida ou ciclismo. Tudo tem “prós” e “contras”. Andar é ótimo, mas se a pessoa tem condições de correr, os efeitos benéficos do exercício serão mais rápidos. Quem inicia um treinamento pode começar andando e progressivamente vai incluindo pequenos percursos de corrida lenta, fazendo um treino intervalado entre corrida lenta e caminhada.
- Esporte é saúde...
Nem sempre. Se fizermos em exagero, de forma inadequada, pode causar lesões musculares nas articulações, vícios posturais, deficiências nutricionais, problemas orgânicos etc. Procure sempre um médico para um check-up e professores de Educação Física para orientá-lo nos exercícios e no planejamento de um programa.
0 comentários:
Postar um comentário