Páginas

O Poder da Respiração!


Está nervoso(a), cansado(a), estressado(a), ou até mesmo doente? Vejamos o quão é poderoso o trabalho que pode ser feito através da respiração para torná-la cada vez mais em sua aliada.
Respiração para Acalmar “Ujjayi”
       Esta respiração ajuda a acalmar a mente e o corpo quando nos sentimos muito cansados ou impacientes.
       Iniciar o exercício respiratório na posição sentado ou em pé, com os pés afastados na distância existente entre os ombros e os braços soltos lateralmente. Depois, inspirar profundamente, tentando levar o ar não somente aos pulmões como também na direção ao estômago. Ao expirar, deve-se apertar ligeiramente os músculos da garganta para emitir um som parecido com um ronco, enquanto diz “jaaaaa”, até esvaziar totalmente. Uma vez adquirida essa prática, pode expirar pelo nariz, fazendo o mesmo som seco e rouco. Depois, tentar inspirar e expirar, enquanto ajusta a garganta.
        Este exercício ajuda esfriar a garganta, estabilizar o sistema cardiorrespiratório, reduz o desgaste de sua fisiologia e desacelera o envelhecimento.
Respiração Energética
       Iniciar o exercício de pé, com os pés ligeiramente separados. Inspirar pelo nariz durante 4 segundos até sentir os pulmões totalmente dilatados. Posteriormente, ao expirar, expulsar rapidamente o ar pela boca fazendo um som de assobio ou de sussurro, enquanto deixa cair o tronco em direção ao solo. Quando estiver completamente relaxado, começar a se levantar lentamente, enquanto inspira contando até oito. Uma vez de pé, soltar o ar e iniciar novamente o exercício. No momento em que se exala com força, descarrega a tensão anímica e muscular.
Respiração Relaxante
       Esse exercício é muito bom antes de iniciar técnicas de meditação ou relaxamento, clareia e acalma a mente. Pode ser feito em pé, sentado ou deitado. Iniciar com uma inalação em quatro tempos, segurar quatro tempos, expirar em quatro tempos e esperar quatro tempos. Tudo de forma pausada e lenta. Quanto mais se pratica esse exercício, mais aumenta a capacidade pulmonar, e a respiração pode ser realizada em oito ou mais tempos.
Outros Benefícios:
- A respiração favorece a secreção dos hormônios vitais em todo o nosso sistema endócrino, ao estimular o nervo pneumogástrico, e proporciona uma massagem direta nas glândulas do abdome e do sacro.
- Com a estimulação do nervo pneumogástrico, melhora a digestão, o metabolismo e a eliminação de toxinas;
- Melhora a percepção, o pensamento e a memória;
- Ajuda a ter um sono mais relaxante e interrupto;
- Aclama as emoções e restaura o equilíbrio;
-Fortalece, estende e tonifica o diafragma.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

0 comentários:

Postar um comentário