2 de Abril: Dia Mundial do Autismo
O que é o autismo?
“... O autismo, embora possa ser visto como uma condição médica, também deve ser encarado como um modo de ser completo, uma forma de identidade profundamente diferente ...” OLIVER SACKS
Conhecido cientificamente como DGD - Distúrbios Globais do Desenvolvimento – o autismo é uma síndrome caracterizada por alterações que se manifestam, sempre, na interação social, na comunicação e no comportamento.
Normalmente manifesta-se por volta dos 3 anos de idade persistindo por toda a vida adulta. Atinge principalmente o sexo masculino, na proporção de quatro meninos para cada menina. As causas ainda não foram claramente identificadas e várias abordagens de tratamento têm sido desenvolvidas.
Os prejuízos estão diretamente relacionados ao grau de autismo que a pessoa apresenta. Algumas, apesar de autistas, apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam também retardo mental, mutismo ou importantes retardos no desenvolvimento da linguagem. Algumas parecem fechadas e distantes, outras presas a comportamentos restritos e rígidos padrões de comportamento.
As pessoas com autismo têm um modo diferente de aprender, organizar e processar as informações, o grande desafio do Educador Físico é se envolver no mundo particular do autista, procurando envolvê-lo, orientando de forma á se buscar avanços no desenvolvimento cognitivo, físico e etc.
Trabalhei com eles na APAE-AP durante meu estágio, e sei da capacidade que cada um tem em aprender, pude perceber uma verdadeira paixão por tecnologia em geral, computador, celular, música, vídeo game e entre outros.
Dependendo do grau de autismo, alguns são extremamente perfeccionistas, gostam de se envolver por inteiro no que fazem, isso me faz lembrar o filme “Temple Grandin” de Mick Jackson (2010), onde conta-se a história de Temple, nascida em 1947. A mesma foi diagnosticada com autismo aos três anos. Sua mãe, inconformada, a manda estudar em escolas regulares.
Ajudada pela família e por mentores, Temple (apesar de constantemente ridicularizada na escola por colegas insensíveis), forma-se em Psicologia, tendo mestrado e doutorado em Ciência Animal. Desenvolve um grande trabalho nas redes de proteção e amparo aos autistas, além de criar formas de 'humanização' das condições de abate de animais. O filme é uma lição de vida pela superação, por um ser humano de obstáculos imensos, mostrar que, temos sim, que lutar todos os dias contra o senso comum, não deixando nos obstruir por uma sociedade que de fato, nos impõe tantas vezes uma venda nos olhos.
0 comentários:
Postar um comentário